segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Satisfação geral: uma Conferência vitoriosa


Publicado em 18/12/2009 no portal
da Contee: http://www.contee.org.br/noticias/contee/nco238.asp
Por Daniele Moraes*


O que para muitos parecia impossível aconteceu: a primeira Conferência Nacional de Comunicação, realizada em Brasília, entre 14 e 17 de dezembro, terminou com gosto de vitória para os três segmentos ali representados: sociedade civil, sociedade civil empresarial e poder público. Isso porque as divergências entre esses campos não foram capazes de superar o poder de diálogo maduro estabelecido com muito esforço ao longo de todo o processo de construção da CONFECOM.

Sabotada inúmeras vezes por parte do segmento empresarial, que chegou abandonar o processo, a CONFECOM obteve resultados importantes. Em primeiro lugar, foi responsável por impulsionar e fomentar o amplo debate na sociedade brasileira sobre a questão da comunicação – sua relevância na democracia, seu caráter de direito humano e seu impacto direto na vida da população. Além disso, a Conferência trouxe resultados concretos com a aprovação de resoluções legítimas, que caracterizam e resumem os principais anseios da sociedade em relação à comunicação – alcançadas após discussões e negociações amplas entre os atores envolvidos na CONFECOM.

Veja AQUI algumas das propostas aprovadas, de maneira consensual, nos Grupos de Trabalho. Por não haver maioria absoluta (80%) dentro dos GT´s, algumas propostas foram encaminhadas para apreciação e votação nas plenárias finais. Veja AQUI como foi o processo e conheça algumas das resoluções aprovadas.

O saldo da Conferência, para além de seu caráter pedagógico, está na formatação de propostas objetivas e concretas que resumem aquilo de que mais importante tem sido debatido sobre o tema no Brasil – por militantes, trabalhadores, usuários e empresários da Comunicação.

As resoluções da CONFECOM serão um importante instrumento para a elaboração de políticas públicas de comunicação, para pressionar parlamentares e governantes e para a reivindicação da inclusão dessas diretrizes nas plataformas de Campanha dos candidatos nas próximas eleições.

Entretanto, acima de tudo, a CONFECOM deixa para a sociedade brasileira um grande desafio: o de consolidar a prática da realização de Conferências de Comunicação que, como esta, só têm a contribuir para o fortalecimento da democracia no País e para o seu desenvolvimento. Se dentro de dois anos realizarmos a próxima CONFECOM, teremos de fato alcançado uma grande vitória. Vale ainda saudar os abnegados companheiros envolvidos nos movimentos de democratização da mídia pelo esforço, trabalho e dedicação. Por hora, é comemorar os resultados e continuar a luta!


* Daniele Moraes é assessora de Comunicação da CONTEE
Imagens: Vandré Fernandes

Nenhum comentário: