sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Boas Festas! Mensagem de natal do Sinteepe


A Diretoria colegiada do SINTEEPE deseja a todos trabalhadores e trabalhadoras um Feliz Natal nesse ano de 2009 e o um ano repleto de muitas vitórias em 2010. Que possamos cada vez mais nos organizar e fortalecer o nosso SINTEEPE.

Desejamos ainda que possamos sempre refletir sobre os momentos bons da vida, por isso acolhemos as palavras do escritor Alysson Amorim(2006) quando ele nos fala:
“Este natal me cansa. As decorações, sempre as mesmas. Nada que nos remeta ao aniversariante maior. Se ao menos fossem tropicais, tupiniquins.

Se ao menos celebrassem o Cristo vivo com elementos de nossa tão rica cultura. Mas não: sempre os pinheiros cobertos de neve. E lá no céu estrelado, um senhor gordo, montado em renas, a distribuir tesouros terrenos.

Quem conhece, por aqui, o que sejam renas, o que seja neve, o que seja um caucasiano? Mas substituir pelo quê? Imaginem só... Um pau-brasil decorando um shopping center e ao seu pé um mulatinho barbado a tirar fotos com crianças. Seria cômico. Um pouco trágico. Tragicômico qual aquelas lojas de grife que vendem, a preços salgados, camisas do Che Guevara. O muro caiu e o Che, quem diria, virou marca. Esqueçam. Seja mantido o pinheiro, a neve, o caucasiano. É menos vergonhoso.
Mas, esperançoso, deixo minha prece simples e sincera: que a cada natal eu veja o meu povo e a mim mesmo mais liberto, mais próximo de celebrar com sinceridade a Cristo.

E junto a minha prece, para torná-la real, deixo minha vida.”
Neste sentido, esperamos que o Cristo se faça presente em nossos bons e maus momentos e que possamos copiar dele o seu exemplo de vida na luta por justiça e pela liberdade do seu povo.

Nenhum comentário: