segunda-feira, 5 de abril de 2010

3 mil delegados e delegadas de todo o Brasil participaram da Conferência Nacional de Educação (Conae - 2010)


Cerca de 3 mil delegados e delegadas de todo o Brasil participaram da Conferência Nacional de Educação (Conae - 2010). Deste total 8 representaram o Sinteepe, foram eles: Sérgio, Henrique, Carlos, Edson, Joselito, Romão, Bosco e Carminha.

A Conferência Nacional de Educação (Conae), evento que se realizou entre os dias 28 de março a 1º de abril, em Brasília, teve 2.500 delegados e delegadas eleitos e eleitas em seus municípios e estados e 500 observadores convidados.

Durante quatro dias, os participantes da Conae discutiram a criação de um sistema nacional de educação e propuseram diretrizes e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020.

Para facilitar as discussões, a comissão organizadora da conferência dividiu o tema central (Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação) em seis eixos e ofereceu um documento-referência para os debates preparatórios que aconteceram nos municípios e estados em 2009. Ao final das discussões, a comissão recolheu as contribuições, e organizou o documento-base que foi a debate na Conae 2010.

Participaram da preparação do evento cerca de 400 mil pessoas numa série de 2.258 conferências. Os municípios promoveram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. Nos estados foram 27.

Em breve estaremos divulgando para todos os trabalhadores e para todas as trabalhadoras de nossa base de representação as deliberações da Conae 2010. O Sinteepe tem compromisso com a construção de um Brasil melhor e não podemos imaginar um país forte e desenvolvido sem uma educação de qualidade.

Fizemos a nossa parte contribuindo com propostas para o debate, resta agora o documento final da Conae servir de base para as mudanças na área educacional de nosso país e esta será uma nova etapa, etapa essa que será travada no parlamento brasileiro.

Continuaremos na luta! Sindicato, trabalhadores e trabalhadoras, tudo isso com o apoio e a articulação fundamental de nossa confederação nacional, a Contee e também de nossa central sindical, a Central Única dos Trabalhadores – CUT.

Nenhum comentário: