quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Notícias diversas...


Expansão da economia: mais pobres começam a ter acesso à era digital

Barateamento dos computadores, acesso mais fácil ao crédito e, acima de tudo, a percepção sobre a importância crescente dos PCs e da internet como ferramentas de estudo, trabalho e lazer
Matéria do jornal Valor Econômico, desta terça-feira (6), dá conta que parcela expressiva dos setores mais empobrecidos da sociedade já ingressou na era digital, com a expansão da economia no País. Nesse setor, que os jornalões chamam de "classe D e E", já há 1,5 milhão de domicílios que possuem computador, com acesso à internet.
Fonte: Agência Diap
Leia na íntegra: www.cutpe.com.br

País crescerá até 7% em 2010, prevê FGV; "exuberância" do período pré-crise

Para Ibre, economia retoma "exuberância" do período pré-crise; mercado volta a estimar expansão em 2009. "O crescimento de 7% [do PIB] não é, de forma alguma, inconcebível". O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no ano que vem deve variar de 4,5% a 7%, de acordo com projeção do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV (Fundação Getulio Vargas). Segundo análise da instituição, uma alta de 7% resultaria de uma recuperação em forma de V, "na qual a intensidade da retomada é equivalente à da contração ocorrida na virada de 2008 para 2009".
Fonte: Folha de São Paulo
Leia na íntegra: www.cutpe.com.br

CUT-PE participa da luta pela redução da jornada de trabalho

Lideranças sindicais da CUT e das centrais estão no Congresso Nacional, visitando gabinetes e pressionando por audiências com deputados e senadores, com o objetivo de exigir a aprovação de projetos de interesse da classe trabalhadora. A atividade no Congresso teve início às 10h. A pressão sobre os parlamentares antecede a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, que levará milhares de trabalhadoras e trabalhadores a Brasília no próximo dia 11 de novembro.
Fonte: CUT Nacional
Leia na íntegra: www.cutpe.com.br

Justiça proíbe bancos de cobrar tarifa para abrir conta corrente


Os bancos estão proibidos pela Justiça de cobrar pela confecção ou abertura de cadastro dos clientes na abertura de conta-corrente e poupança. A maioria cobra R$ 30 pelo serviço. As instituições, no entanto, ainda podem recorrer da decisão. A medida vale desde sexta-feira, dia 2, e é temporária, mas já pode beneficiar os novos correntistas. A decisão foi do juiz Adriano Saldanha Gomes de Oliveira, da 14ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro, após ação civil pública da Pro Teste (associação de defesa do consumidor) contra o Banco Central, por permitir a cobrança, e contra os seguintes bancos: Bradesco, Banrisul, Real/Santander, Banco do Brasil, Nossa Caixa, HSBC, Citibank, Itaú Unibanco e Caixa.
Fonte: Agora
Leia na íntegra: www.cutpe.com.br

CUT e Vicentinho defendem PL 1.621/07 para regulamentar terceirização


A Central Única dos Trabalhadores teve participação destacada na audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, realizada na última quarta-feira (30), para discutir as relações de trabalho em atos de terceirização no setor privado e em sociedades de economia mista (PL 1.621/07). Construído em parceria com a CUT, o PL 1.621/07, do deputado Vicentinho (PT/SP) propõe regulamentar a terceirização, com vistas a combater a precarização do trabalho, explica Denise Motta Dau, secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional.
Fonte: CUT
Leia na íntegra: www.cutpe.com.br

Aumento de emprego formal eleva cobertura da Previdência Social no País

O crescimento dos empregos com carteira assinada - que representavam 30,4% da população economicamente ativa (PEA) em 2001 e passaram para 35,7% em 2008 - foi o principal fator do aumento da cobertura previdenciária no país, no período. Em 2001, as pessoas cobertas pela Previdência Social eram 54,8% da PEA e, no ano passado, alcançaram 59,6%. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) observaram que ao contrário do período entre 1991 e 1999, a década encerrada no ano passado mostra evolução no número dos contribuintes da Previdência Social.
fONTE: Jornal de Brasília
Leia na íntegra: www.cutpe.com.br

Nenhum comentário: