sexta-feira, 10 de setembro de 2010

16º Grito dos Excluídos e Plebiscito Popular marcam o dia 7 de setembro

Concentração: Praça Oswaldo Cruz

 O relógio marcava 11h. No céu azul límpido, sol forte, temperatura de 30 graus. Era o começo da 16ª edição do Grito dos Excluídos que  ganhou as ruas do Recife, nesta terça-feira, 7 de setembro. Cerca de cinco mil participantes – estudantes, trabalhadores, desempregados e pessoas ligadas a entidades religiosas, de defesa dos direitos civis, além de movimentos sindicais e políticos. Mais uma vez, o grupo se concentrou na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, em direção ao Pátio do Carmo, no bairro de São José, pela Avenida Dantas Barreto.

Com o lema "Onde estão os nosso direitos", o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, discursou em cima de um trio elétrico, questionando o problema das desigualdades sociais e defendendo que a vida humana deve sempre ser mantida em primeiro plano. Na ocasião, o arcebispo aproveitou para fazer um apelo às autoridades e à Polícia Civil para que encontrem o garoto Lucas Kauan, de 8 anos, que desapareceu no bairro da Joana Bezerra.

Com faixas de protesto, diversos grupos lembraram momentos marcantes de discriminação este ano. Um dos gritos que mais chamam a atenção é a dos que condenam os "fascistas de São Paulo", em referência à discriminação sofrida pelas vítimas das chuvas da Mata Sul, em junho deste ano, por integrantes de redes sociais que faziam parte da comunidade "Eu Odeio Nordestinos".

Plebiscito

Este ano, o Grito dos Excluídos realizou uma campanha para alertar à população sobre a importância do plebiscito pelo limite da propriedade da terra, que quer pressionar o Congresso Nacional a estabelecer um limite para propriedades rurais e ampliar as possibilidades de reforma agrária.

"Queremos pressionar o Congresso a estabelecer limites para as propriedades rurais e ampliar as possibilidades de reforma agrária", explicou  o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), regional Pernambuco, Carlos Veras. Após o plebiscito, haverá o envio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), junto às assinaturas, para o Congresso Nacional. Até o dia 12 de dezembro, urnas espalhadas em locais públicos como igrejas, escola, sindicatos e universidades estarão colhendo votos.

A Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dos 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público. Módulo fiscal é uma referência medida em hectare que varia de região para região. Estabelecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o módulo fiscal leva em conta tipo de exploração predominante no município, da  renda obtida, entre outros fatores.


Diretoria/base do Sinteepe presentes no 16º Grito dos Excluídos
O 7 de Setembro de 1822 entrou para a história nacional como o Dia da Independência do Brasil, mas a idéia do Grito dos Excluídos é chamar atenção e mostrar que não basta uma independência politicamente formal. A intenção é aproveitar o Dia da Pátria para lembrar que a  independência passa pela soberania da nação e que é necessário um patriotismo ativo, disposto a debater os problemas do país.

Fonte: Diário de Pernambuco.com.br com informações da Assessoria de Imprensa da CUT-PE

Nenhum comentário: