domingo, 27 de junho de 2010

Vamos ajudar aos nossos irmãos de Palmares e região

Impressionante: carreta é arrastada pela força das águas e vai parar no centro da cidade de Palmares. Onde antes havia uma praça, hoje há uma enorme cratera que ameaça além de casas uma igreja construída há mais de 100 anos.

O Sinteepe (gestão Novos Rumos 2010/2013), além de outros sindicatos, a nossa CUT-PE, a FETAPE e diversas entidades da sociedade civil articulam ações de solidariedade para ajudar as vítimas das enchentes e das chuvas que atingiram vários municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco.

A Defesa Civil de Alagoas divulgou que a tragédia atinge 21 cidades do interior de Alagoas. De acordo com boletim emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, já foram constatados 26 óbitos em 15 municípios. Estima-se, ainda, que mais de 600 pessoas estejam desaparecidas e cerca de 27 mil pessoas estão desabrigadas.

Em nosso Estado, a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), informou que 54 municípios foram atingidos pelas chuvas e que até o momento foram registrados 15 óbitos e cerca de 18 mil pessoas estão desabrigadas.

A Contee, nossa Confederação Nacional, a pedido do diretor Manoel Henrique, que também é diretor do Sinteepe, enviou (ou está enviando) uma ajuda em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 para nosso Estado e também de R$10.000,00 para nossos irmãos alagoanos. A Contee fez a doação em dinheiro porque seria bem mais complicado enviar doações de medicamentos, comidas, água e roupas para nossos irmãos atingidos por esta terrível enchente.

Para quem desejar fazer à doação em dinheiro às contas para as doações são:

Banco do Brasil
Agência: 1836-8
Conta corrente: 100.000-4
Favorecido: CCFBB - SOS – Pernambuco


Para quem pode e deseja ajudar os irmãos alagoanos:

Banco do Brasil
Agência: 3557-2
Conta corrente: 5.241-8
Favorecido: C B M AL Defesa Civil - Alagoas

Abaixo uma lista do que tem sido mais solicitado pela defesa civil, lembrando que você pode deixar sua doação na sede do Sinteepe no seguinte horário: das 8 às 17 horas. A nossa sede fica na Rua do Veras, 69 – Boa Vista (próximo a Praça Maciel Pinheiro). Se preferir você pode entregar a sua ajuda nos Quartéis da Polícia Militar de Pernambuco e nos Quartéis dos Bombeiros Militar de nosso Estado, tanto da capital (que fica na Av. João de Barros) ou nas unidades do interior.

Os itens são os seguintes:

* água mineral;
* roupas, agasalhos, sandálias e sapatos;
* colchões, colchonetes, lençóis e cobertores;
* alimentos prontos para o consumo (embutidos, enlatados, biscoitos, bolachas, leites longa vida) - no caso de enlatados, se possível, enviar as que já possuem abridor;
* fraudas (existem muitas crianças de colo);
* doação de sangue em hemocentros, preferencialmente no HEMOPE;
* velas e fósforos (estão sem energia desde a enchente);
* papel higiênico;
* materiais de limpeza (detergente, cloro, água sanitária, sabão em pó e em barra, vassouras, rodos, pás);
* remédios (antitérmicos e antialérgicos);
* e se você puder, até mesmo nos finais de semana, trabalho voluntário para ajudar nos trabalhos.

Nenhum comentário: